Para uma consulta completa, consultar Currículo Lattes.
BRASIL, Albert Vincent Berthier; COELHO, Danilo Gonçalves. The Neurological outcome of acute spinal cord injury in a neurosurgical hospital of a developing country. Spinal Cord, v. 36, n.5, p. 353-356, 1998. 146 pacientes
Nessa época, era responsável por todos os casos de fratura de coluna do Pronto Socorro Municipal de Porto Alegre, os quais eram transferidos para a Santa Casa e lá operados. A pergunta científica era: os pacientes com lesão medular atendidos no Pronto Socorro e na Santa Casa se recuperam menos do que os atendidos nos melhores centros do mundo? A análise de 146 pacientes atendidos revelou que as chances de recuperação no HPS/Santa Casa eram idênticas às alcançadas nos melhores centros do mundo.
BRASIL, Albert Vincent Berthier; COELHO, Danilo Gonçalves; BARROS FILHO, Tarcisio Eloy Pessoa de; BRAGA, Fernando Menezes. A Biomechanical Comparison of the Rogers Interspinous and the Lovely-Carl Tension Band Wiring Techniques for Fixation of the Cervical Spine. Journal of Neurosurgery, v. 93, n.Supl.1, p. 109-116, 2000.
Nessa época, neurocirurgiões e ortopedistas disputavam a primazia na capacidade de operar a coluna vertebral. Uma disputa que se resolveria com a união das duas especialidades. Nesse trabalho, um neurocirurgião penetra no ambito previamente dominado apenas por ortopedistas – a biomecânica- demonstrando uma integração dos conhecimentos das duas grandes vertentes: neurocirurgia e ortopedia
Nessa época ocorria o momento culminante do interesse pelo trauma de coluna/medula e pelo o câncer de coluna/medula. A pergunta era: como fica a vida de pessoas que se tornam paralíticas por trauma ou por câncer? Suas vidas valem a pena? Em sua tese de Livre-Docencia se dedicou a estudar a “Qualidade de vida de portadores de dano medular”, em 167 pacientes atendidos pessoalmente. A conclusão foi de que sim, suas vidas valem a pena. Que apesar das deficiências físicas, a maioria dos indivíduos conseguia recuperar uma vida com sentido, tanto no plano afetivo, como no plano de independência funcional.
Época onde começa o interesse pela doença degenerativa. Um dos aspectos mais relevantes para se decidir se uma cirurgia deve ser feita é a chance de que possa ocorrer alguma complicação no trans ou pós operatório. Nesse estudo, sào analisadas as complicações observadas em um grupo de mais de 500 pacientes, A partir dessa análise criou-se uma regra que permite prever a chance de complicações antes de se fazer a cirurgia.
Se consolida a fase de interesse na doença degenerativa. Surge preocupação em definir como fica a vida das pessoas depois de fazerem uma cirurgia para doença degenerativa da coluna em nosso meio. A maior parte desse conhecimento era oriunda do exterior, e os trabalhos produzidos no Brasil apresentavam metodologias relativamente pobres. Utilizando metodologia sofisticada, um grupo de … pacientes é avaliado e se pode comparar os resultados brasileiros com os internacionais dentro de uma patamar metodológico mais alto.
Apesar de médicos e pacientes discutirem amplamente as chances de sucesso e insucesso antes da cirurgia, as linguagens do médico e do paciente são diferentes. Nesse trabalho os conceitos de sucesso e insucesso sào submetidos a um processo meticuloso de tradução dos termos médicos em palavras simples e acessíveis. Dessa forma a discussão pre operatória entre médico e paciente pode ocorrer “na mesma língua”.
Estudo em Curso – Hospital Moinhos de Vento
Baseado em mais de 500 pacientes operados por diversos médicos no Hospital Moinhos de Vento, estão sendo definidos quais aspectos (do paciente, da doença e da técnica cirúrgica) aumentam as chances de sucesso e fracasso em uma cirurgia.
Consultório Particular