Dr. Albert Brasil

Trajetória de Pesquisa

Elencam-se algumas produções acadêmicas relevantes para a construção da trajetória de pesquisa clinica ao longo de sua carreira.

Para uma consulta completa, consultar Currículo Lattes.

Publicação #1

BRASIL, Albert Vincent Berthier; COELHO, Danilo Gonçalves. The Neurological outcome of acute spinal cord injury in a neurosurgical hospital of a developing country. Spinal Cord, v. 36, n.5, p. 353-356, 1998. 146 pacientes

Nessa época, era responsável por todos os casos de fratura de coluna do Pronto Socorro Municipal de Porto Alegre, os quais eram transferidos para a Santa Casa e lá operados. A pergunta científica era: os pacientes com lesão medular atendidos no Pronto Socorro e na Santa Casa se recuperam menos do que os atendidos nos melhores centros do mundo? A análise de 146 pacientes atendidos revelou que as chances de recuperação no HPS/Santa Casa eram idênticas às alcançadas nos melhores centros do mundo.

Publicação #2

BRASIL, Albert Vincent Berthier; COELHO, Danilo Gonçalves; BARROS FILHO, Tarcisio Eloy Pessoa de; BRAGA, Fernando Menezes. A Biomechanical Comparison of the Rogers Interspinous and the Lovely-Carl Tension Band Wiring Techniques for Fixation of the Cervical Spine. Journal of Neurosurgery, v. 93, n.Supl.1, p. 109-116, 2000.

Nessa época, neurocirurgiões e ortopedistas disputavam a primazia na capacidade de operar a coluna vertebral. Uma disputa que se resolveria com a união das duas especialidades. Nesse trabalho, um neurocirurgião penetra no ambito previamente dominado apenas por ortopedistas – a biomecânica- demonstrando uma integração dos conhecimentos das duas grandes vertentes: neurocirurgia e ortopedia

Publicação #3

Brasil AVB : Qualidade de vida em portadores de dano medular. Tese para obtenção do título de Professor Livre-Docente ; Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, 2006.

Nessa época ocorria o momento culminante do interesse pelo trauma de coluna/medula e pelo o câncer de coluna/medula. A pergunta era: como fica a vida de pessoas que se tornam paralíticas por trauma ou por câncer? Suas vidas valem a pena? Em sua tese de Livre-Docencia se dedicou a estudar a “Qualidade de vida de portadores de dano medular”, em 167 pacientes atendidos pessoalmente. A conclusão foi de que sim, suas vidas valem a pena. Que apesar das deficiências físicas, a maioria dos indivíduos conseguia recuperar uma vida com sentido, tanto no plano afetivo, como no plano de independência funcional.

Publicação #4

BRASIL, Albert Vincent Berthier; TELES, Alisson R.; ROXO, Marcelo Ricardo; SCHUSTER, Marcelo Neutzling; ZAUK, Eduardo Ballverdu; BARCELLOS, Gabriel da Costa; COSTA, Pablo Ramon Fruett da; FERREIRA, Nelson Pires; KRAEMER, Jorge Luiz; FERREIRA, Marcelo Paglioli; GOBBATO, Pedro Luís; WORM, Paulo Valdeci. A simple scoring system for predicting early major complications in spine surgery: the cumulative effect of age and size of surgery. Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Online), v. 74, p. 803-809, 2016.

Época onde começa o interesse pela doença degenerativa. Um dos aspectos mais relevantes para se decidir se uma cirurgia deve ser feita é a chance de que possa ocorrer alguma complicação no trans ou pós operatório. Nesse estudo, sào analisadas as complicações observadas em um grupo de mais de 500 pacientes, A partir dessa análise criou-se uma regra que permite prever a chance de complicações antes de se fazer a cirurgia.

Publicação #5

Rohrmoser RG, Brasil AVB, Gago G, et al : Impact of surgery on pain, disability, and quality of life of patients with degenerative lumbar disease: Brazilian data. Arq Neuropsiquiatr 77(8):536-541, 2019.

Se consolida a fase de interesse na doença degenerativa. Surge preocupação em definir como fica a vida das pessoas depois de fazerem uma cirurgia para doença degenerativa da coluna em nosso meio. A maior parte desse conhecimento era oriunda do exterior, e os trabalhos produzidos no Brasil apresentavam metodologias relativamente pobres. Utilizando metodologia sofisticada, um grupo de … pacientes é avaliado e se pode comparar os resultados brasileiros com os internacionais dentro de uma patamar metodológico mais alto.

Publicação #6

Albert Vincent Berthier Brasil MD PhD, Maiara Anschau Floriani MsC, Ericson Sfreddo MD, Tobias Ludwig do Nascimento MD MsC, Andriele Abreu Castro Biomed, Luana Giongo Pedrotti MsC, Marina Bessel PhD, Juçara Gasparetto Maccari MD PhD, Mohamed Parrini Mutlaq MPhil, Luiz Antonio Nasi MD PhD: Success and failure after surgery for degenerative lumbar disease. An operational definition based on satisfaction, pain and disability. Submitted to publication.

Apesar de médicos e pacientes discutirem amplamente as chances de sucesso e insucesso antes da cirurgia, as linguagens do médico e do paciente são diferentes. Nesse trabalho os conceitos de sucesso e insucesso sào submetidos a um processo meticuloso de tradução dos termos médicos em palavras simples e acessíveis. Dessa forma a discussão pre operatória entre médico e paciente pode ocorrer “na mesma língua”.

Publicação #7

Estudo em Curso – Hospital Moinhos de Vento

Baseado em mais de 500 pacientes operados por diversos médicos no Hospital Moinhos de Vento, estão sendo definidos quais aspectos (do paciente, da doença e da técnica cirúrgica) aumentam as chances de sucesso e fracasso em uma cirurgia.

Localização

Consultório Particular

Rua Germano Petersen Júnior 101 cj.909
Consultório Unimed
Ambulatório de Neurocirurgia, Hospital Sao José ( Santa Casa de Porto Alegre), 1º andar.

Central de Agendamento de Consultas

(51) 3225.3299
(51) 98630.5615

Dr. Albert Brasil

©2025 Todos os Direitos Reservados